Aperte "Enter" para pular para o conteúdo

O que é marketing digital?

Marketing digital é a ação de divulgar empresas, produtos ou serviços por meio de mídias digitais. Talvez seja a melhor forma de uma empresa manter uma comunicação estreita e direta com seu consumidor.

Para essa modalidade de marketing é muito comum o uso de ferramentas organização e automação como CRM, disparadores de e-mail marketing, além de mídias sociais como o Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Tiktok e até mesmo buscadores como o Google e o Youtube.

Em resumo, o marketing digital engloba o uso de qualquer estratégia e ferramenta para divulgar algo na Internet.

Por que investir em marketing digital?

Quero convidá-lo a imaginar dois cenários:

Cenário 1: um vendedor que trabalha das 8h às 17h de segunda a sexta, visitando diversas lojas e escritórios, portando uma pasta sem nem mesmo saber se essas empresas possuem interesse no que ele tem a oferecer.

Cenário 2: uma equipe que trabalha no mesmo período planejou e colocou em prática uma ação de marketing digital que por sua vez encaminha os leads gerados (possíveis clientes) para a equipe de inside sales (vendas internas) que entra em contato com o cliente que já demonstrou interesse.

Se você for dono dessa empresa, em qual cenário acha que venderá mais? Pois é, no cenário 2 você economiza combustível, o vendedor poderá realizar mais reuniões do que no primeiro cenário e o mais importante “a empresa terá um CAC (custo por aquisição de cliente) muito menor”.

Quanto custa investir em marketing digital?

O investimento em marketing digital é extremamente variável. Ele pode ser definido de forma fixa pela empresa e os resultados entregues pela equipe de marketing tendem a ter um limite. O trabalho da equipe será sempre melhorar o desempenho com esse mesmo budget (verba para marketing).

Mas uma forma que considero mais inteligente de “gastar com marketing digital”, lembrando que não é um gasto, trata-se de um investimento é utilizando parte do faturamento da empresa. Pesquisas mostram que empresas que reinvestem de 6 a 10% do que faturam, tendem a ter bons resultados futuros por meio da divulgação na Internet.

O que não fazer no marketing digital

Abaixo estão alguns pontos importantes do que não fazer ao criar uma campanha de marketing digital. Vamos aos principais pontos:

1. Não planejar suas campanhas

Investir em marketing digital sem planejar uma campanha é quase uma aposta e imagino que a última coisa que você precisa neste momento é arriscar dinheiro por vendas. Planeje, analise e então faça.

2. Usar respostas padrão nas mídias sociais

As mídias sociais foram feitas para você interagir com seus clientes, com seu público. Respostas padrão quebram esse elo, transformam a sua imagem em algo não humano, não empático, exatamente o contrário do objetivo, não é mesmo?

3. Não testar suas campanhas

Nenhuma campanha sobrevive de achismos, as pessoas são tendenciosas, tomam decisões com base no que já viveram, no que acreditam. Ninguém é 100% isento. Ao criar uma campanha de marketing digital não somos diferentes, portanto, devemos sempre fazer testes, variações, inclusive com imagens e textos que não nos agradam 100%, mas podem agradar o seu público. E lembre-se, quem compra o seu produto é ele, o cliente.

4. Se preocupar com imitações

Se o seu conteúdo está na internet e foi bem feito, é bem possível que alguém vai copiar. Não se importe com isso e nem deixe isso te travar ou te limitar, pois se copiaram o seu conteúdo é porque é bom. Isso é praticamente um elogio. Continue criando bons conteúdos e bola pra frente.

Scroll Up