Todas as empresas precisam anunciar no Google. Atualmente, essa é a forma mais lógica do seu negócio ser encontrado, pois as pessoas já estão mais do que acostumadas a realizar buscas no maior buscador da Internet. Buscas sobre empresas, produtos, serviços, endereços, avaliações, pesquisas acadêmicas enfim, tudo pode ser encontrado no Google.
Já ouvi diversas vezes que anunciar no Google é caro ou que não vale a pena. Esses argumentos são normalmente ditos por pessoas que não tem a cultura de investir em marketing, pois o custo de aquisição de um cliente no Google é menor que o custo de anúncio em rádio ou TV.
A grande vantagem de anunciar no Google, mesmo que para alguns isso seja uma desvantagem, é o fato de pagar por clique no anúncio. Com isso é possível medir o interesse em um anúncio por meio da quantidade de pessoas que visualizaram x a quantidade que cliques, que por sua vez possibilita ajustar a estratégia quase que instantaneamente.
Qualquer empresa, minimamente organizada, consegue disponibilizar orçamento para começar a anunciar. A seguir compartilho algumas dicas de como anunciar no Google com um orçamento baixo.
Principais tipos de anúncios do Google
Rede de pesquisa: trata-se da tradicional busca por palavra-chave. Você define uma lista de palavras-chave relacionadas ao que deseja oferecer, em seguida cria um anúncio composto por título e descrição. Neste formato o Google precifica o clique através de um algoritmo que analisa a qualidade do anúncio, verba disponível e concorrência da palavra-chave.
Rede de display: são anúncios no formato de banners. É a grande chance de empresas de todos os portes aparecerem em grandes portais na Internet. O Google tem parceria com milhares de sites e eles permitem a veiculação de banners em seus sites. O grande diferencial deste formato está na exibição do banner que o algoritmo entende ser mais alinhado com a pessoa que está navegando pelo site naquele momento. Para isso funcionar, o anunciante precisa definir a configuração de público que interessa a ele.
Remarketing de busca: você já teve a sensação de navegar por um site ou visualizar um produto na Internet e ao mudar de página, ser perseguido por banners referente aquele mesmo produto ou site que estava vendo anteriormente? Pois é, esse é o remarketing. Uma ótima estratégia para você trazer de volta um possível cliente. Pense bem, é mais barato vender para quem já viu o produto do que para alguém que nunca viu, não é mesmo?
Como planejar uma campanha no Google com orçamento baixo
Agora que você já conhece os principais tipos de anúncios oferecidos pelo Google, vamos entender como anunciar no Google com orçamento baixo:
- Defina um objetivo, seja ele em cliques ou vendas;
- Defina o budget disponível;
- Entenda quem é seu público-alvo ou persona;
- Escolha com cuidado as palavras-chave e utilize no máximo 20 delas. Mais que isso, dificultará a mensuração da campanha se estiver trabalhando com orçamento baixo;
- Como anunciar no Google é um leilão, considere que nem sempre aparecer na primeira posição é o ideal, pense no custo x benefício de posicionar seu anúncio na segunda ou terceira posição. Quanto mais acima, o clique tende a ser mais caro;
- Crie um anúncio chamativo e que deixe claro o que você está oferecendo;
- Utilize os complementos de anúncios, assim ele ficará mais rico e terá mais chances de ser exibido nas primeiras posições;
- A página de destino (para onde o usuário é direcionado ao clicar em seu anúncio) precisa ser atrativa e principalmente alinhada com a palavra-chave buscada;
- Lembre-se de usar palavras-chave negativas. Elas são importantes para evitar cliques que não te renderam nenhuma possibilidade de negócio. Exemplo de palavras-chave negativas: grátis, como fazer, currículo, vaga. (Lembrando que podem variar dependendo do que está oferecendo em seus anúncios);
- Acompanhe diariamente sua campanha, principalmente, nas duas primeiras semanas;
- Seu site precisa ser responsivo, ou seja, ele precisa se adaptar a dispositivos mobile, já que buscas realizadas via celulares já ultrapassam as pesquisas em desktop;
- Atenção à navegabilidade de seu site. Se o usuário que for até seu site não conseguir navegar com facilidade, seja por conta do alto tempo de carregamento ou pela dificuldade, você poderá perder muitas vendas;
- Não direcione os usuários para a home de seu site, isso reduz muito as conversões da sua campanha, permita que o usuário vá diretamente para a página do produto/serviço buscado;
- Crie uma conta no Google Meu Negócio. Ele permite que você informe horário de funcionamento, imagens, dados de contato e o principal, permite que seus clientes realizem avaliações sobre sua empresa. Empresas bem avaliadas tendem a ficar melhor ranqueadas nas buscas.
Dica Bônus:
Como saber se o custo do clique está acima do ideal?
Vamos imaginar o seguinte cenário:
- O ticket médio de seu produto ou serviço é de R$ 300,00;
- Sua margem de lucro é de 40%, ou seja, a cada R$ 300,00 em vendas, seu lucro é de R$ 120,00;
- O custo médio do clique é de R$ 1,50 em sua campanha no Google;
- Após alguns dias de anúncio publicado no Google você percebeu que a cada 50 cliques você consegue realizar uma venda;
Agora você já sabe que o investimento atual para gerar uma venda é de R$ 75,00. Com isso, o lucro reduz de R$ 120,00 para R$ 45,00. Caso você considere este valor alto, sugiro analisar uma a uma as palavras-chave e ver se consegue reduzir o valor do lance de uma forma que não prejudique suas conversões/vendas.
Recomendo que você adicione o pixel de conversão em seu site, assim conseguirá saber exatamente quais palavras-chave geraram mais vendas, possibilitando a remoção daquelas que não geram venda ou precisam de muitos cliques para gerar poucas vendas.
Espero que com essas dicas você consiga avançar na gestão de suas campanhas no Google, mesmo com verba reduzida.