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Como fechar mais e melhores negócios

Quero compartilhar com você  que entendo como fechar mais e melhores negócios, porém, antes vou explicar como cheguei até aqui.

Nas minhas primeiras lembranças tenho muito claro que meus pais eram empreendedores autônomos. Minha mãe costurava sacolas para uma grife com lojas em diversos shoppings do  Brasil. No começo trabalhava em um cômodo da casa, em seguida construiu um novo local nos fundos de nossa casa para trabalhar com mais conforto. Já meu pai, serralheiro, trabalhou por um tempo na garagem de casa e depois construiu sua oficina bem abaixo da oficina da minha mãe.

Eles tinham perfis diferentes de trabalho, minha mãe tinha uma pequena equipe e meu pai preferia trabalhar sozinho. Sempre acompanhei as negociações deles com seus clientes, negociando novas demandas, prazos, preços e entregas. Demorei para perceber, mas desde criança fui treinado pelos meus pais para ser um negociador, acho que mesmo sem eles perceberem.

Logo aos 14 anos comecei minha jornada de empreendedor autônomo, fazendo serviços de informática para amigos dos meus pais e vizinhos. Logo cedo tive que negociar com pessoas diferentes, algo que eu simplesmente adorava fazer.

O marketing digital veio próximo dos 25 anos, após trabalhar por 6 anos como programador e analista de sistemas. Neste momento, virei a chave e comecei a perceber que o valor que meu serviço agregava, também havia mudado. As negociações eram diferentes, as expectativas e cobranças eram outras, tudo havia mudado, então precisava me adaptar.

Após 10 anos atuando com marketing digital, vou apresentar tópicos que poderão te ajudar  a fechar mais negócios mas, acima de tudo, melhores negócios. Vamos a eles:

1. Tenha muito claro quem é seu público-alvo

Quem nunca perdeu tempo e até dinheiro por ter fechado negócios com um perfil de cliente diferente do que realmente entende como ideal?

É muito importante aprender a definir personas, que são detalhamentos do seu público-alvo. Isso vai ajudá-lo a melhorar a qualidade do seu cliente.

2. Ofereça algo que você mesmo compraria

Você realmente vende algo que você compraria ou indicaria para algum parente seu? Se a resposta é não, então busque repensar o que está oferecendo, pois as chances de insucesso são grandes.

Ao apresentar algo em que você realmente acredita, sua confiança transparece para o cliente e isso ajudará na negociação.

3. Saiba precificar o seu trabalho

Cobre realmente o que acha justo pelo seu trabalho, mesmo que entenda que o preço esteja fora do praticado no mercado. Se você oferece algo que “entrega mais valor” ao seu cliente do que seus concorrentes, nada mais justo que cobrar por isso.

Neste caso o item 1 vai te ajudar a ter mais sucesso nas negociações, pois existe cliente para todo tipo de produto.

4. Evite pechinchas

Considero normal pedir desconto, mas existem jeitos diferentes para fazer isso. Se você está considerando desrespeitosa a forma que o possível cliente está pedindo desconto, diga de forma educada que não pode reduzir mais seu preço, mas sempre apresentando as vantagens do seu trabalho. Tenho certeza que desta forma conseguirá reverter pechinchas em boas negociações.

Outra dica é não dar muita margem para descontos, pois se você oferece algo acima de 5% de desconto, a chance do cliente achar que você estava querendo se aproveitar dele na primeira precificação é grande.

5. Entenda que indicações são importantes

Criar um bom relacionamento ao longo do tempo é de extrema importância. Esses bons relacionamentos irão gerar indicações e sem dúvida o peso de uma indicação vai contribuir na hora da negociação, pois, a confiança de quem te indicou será de certa forma transferida para este novo possível cliente. Aproveite esse diferencial.

6. Trabalhe o seu marketing digital

Estar presente nas mídias sociais não é o bastante, mas estar presente de forma agregadora para seu público, sim. Portanto, desenvolva um bom planejamento, utilize as ferramentas e mídias adequadas para alcançar seu público-alvo e por fim, mensure o desempenho de sua campanha.

A qualidade da sua campanha é importante para garantir a geração de leads qualificados para seu time de vendas trabalhar de forma produtiva.

7. Tenha um time de vendas

Como já expliquei em outro texto aqui do blog, essa é uma etapa importante e que por muito tempo não foquei, mas afirmo que ter uma equipe de vendas qualificada é de extrema importância para a sobrevivência da sua empresa.Selecione profissionais empáticos para essa função. Pessoas preocupadas em ouvir e entender o que seu potencial cliente precisa, isso proporcionará ótimos negócios para você e sua empresa.

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