Costumo ter duas coisas em mente, a primeira é como posso entregar aos meus clientes mais qualidade nos serviços que presto, e a segunda é como posso ser melhor remunerado por esses serviços. Não é nada fácil, mas vou explicar o que considero ser uma boa estratégia para a segunda questão.
Antecipe-se
Começo dizendo que ser inovador e se antecipar às necessidades dos clientes é o primeiro passo. A obrigação de saber o próximo passo é do prestador de serviços e não do cliente. Muitas vezes nem mesmo o cliente sabe o que ele precisa. O problema está lá, mas como está habituado com sua rotina, ele nem percebe que há um problema a ser resolvido. Aí está a brecha que você precisa. Quando você consegue mostrar ao seu cliente que ele possui um problema e que você vai solucionar, isso tem muito valor para ele. Portanto, também tem maior valor a ser cobrado.
Eu ganho por hora, e agora?
É muito comum profissionais ou empresas que cobram por hora se depararem com a dificuldade em melhorar suas remunerações. Por exemplo, se você presta 160 horas de trabalho e recebe R$ 25,00 por cada hora, no final do mês a receita será de R$ 4 mil. Nesse momento é comum perceber que dificilmente conseguiremos aumentar a receita para R$ 8 mil sem dobrar a prestação de serviço, muitas vezes inviabilizando esse upgrade por motivos estruturais e mão de obra.
Considere uma mudança no formato da cobrança, ao invés de cobrar por hora, cobre pelo tamanho do problema que você está resolvendo. Já ouviu aquela história de que é mais valioso apertar apenas um parafuso, mas saber qual o parafuso correto a ser apertado do que apertar todos eles? Assim, você conseguirá agregará valor ao seu serviço e poderá ser melhor remunerado por ele. Você resolverá problemas e não venderá horas!