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O que é o Google Analytics e como funciona

O que é o Google Analytics e como funciona

O Google domina o mercado das buscas na Internet e não somente no google.com.br, mas também através do Youtube, que é o segundo maior buscador da Internet. E como não poderia ser diferente, pensando em ajudar as pessoas a analisar métricas e contabilizarresultados, a gigante da Internet oferece uma plataforma completa para isso, chamado de Google Analytics.

Para quem possui um site, blog ou e-commerce e quer ter uma melhora constante em suas campanhas de marketing digital, pode começar criando uma conta gratuítamente em https://analytics.google.com e aproveitar todos os recursos oferecidos.

Para começar, instale a tag do Google Analytics em seu site seguindo os passos conforme esse tutorial do próprio Google e com isso estará pronto para acessar relatórios detalhados sobre o seu site. Vale ressaltar que os dados serão computados a partir da instalação da tag.

Os detalhes que vou compartilhar a seguir são basicamente da visão padrão dos relatórios do Google Analytics. Ele é o bastante para um gestor ter uma noção do desempenho do site e até ter alguns insights para ajustes de campanha. Mas para se aperfeiçoar sugiro que faça um curso avançado.

O painel do Google Analytics oferece uma tela inicial com um resumo de número de acessos, taxa de rejeição, tempo médio da sessão (acesso) e usuários em tempo real no site. Veja na imagem a seguir:

Google Analytics

São 4 visões de relatórios:

Em tempo Real

Visão geral em tempo Real no Google Analytics

Aqui conseguimos visualizar a quantidade de usuários no site, quais dispositivos estão utilizando, tempo de acesso e URL em que cada usuário está neste momento.

Visão importante para quem precisa tomar decisões rápidas em alteração de produtos em destaque, por exemplo.

Público-alvo

Visão geral em público-alvo no Google Analytics

Nessa visão o Google Analytics apresenta informações gerais sobre as visitas em seu site, com picos de acesso, quantidade de novos usuários, páginas por sessão, duração média e taxa de rejeição.

A taxa de rejeição é de extrema importância em uma campanha, ela mostra o percentual de visitas que não geraram nenhum clique, ou seja, nenhuma interação com o site. Taxas acima de 50% normalmente sugerem ajustes nas campanhas e talvez no próprio site.

Aquisição

Visão geral em Aquisição no Google Analytics

Na visão geral de Aquisição podemos perceber de forma clara quais canais geram mais tráfego no site. Ela é dividida em 3 colunas, que demonstram o canal, o comportamento e as conversões, que podem ser uma compra ou cadastro.

No exemplo acima podemos perceber que a Rede de display do Google é o que tem gerado mais acessos nos últimos dias, porém a taxa de rejeição é preocupante, pois está elevada.

Comportamento

Visão geral em comportamento no Google Analytics

Na visão geral de Comportamento podemos observar informações úteis como quantidade de páginas visualizadas, tempo médio na página, taxa de rejeição novamente e porcentagem de saída do site.

Outro ponto importante é um ranqueamento de páginas mais acessadas dentro do site. Isso pode contribuir com sua estratégia de marketing digital. Vale ressaltar que clicando em qualquer uma das páginas da listagem acima, conseguimos ter informações detalhadas da página em questão.

Em outras sessões do menu Comportamento conseguimos visualizar informações mais detalhadas, como o fluxo de páginas percorridas pelo usuário, quais páginas são mais utilizadas como entrada ao site e quais como saída do site, além de outras informações.

Conversões

Visão geral em Conversões no Google Analytics

Uma meta de Conversão é o alcance de um objetivo dentro do site, podendo ser um cadastro, uma compra, o clique em determinado link, o acesso sequencial em determinadas páginas, entre outras.

Na visão geral de metas em conversões conseguimos visualizar quantas e quais metas foram concluídas,o que nos possibilita definir um valor base para cada conversão.

O destaque para essa visão está no percentual da taxa de conversão, com ela conseguimos ter uma noção de quantos acessos ao site precisamos para atingir uma quantidade específica de conversões.

Conclusão

Espero que com essas instruções você consiga ter uma visão macro da situação atual do seu site e de suas campanhas de marketing digital, e que tudo isso contribua para sua  tomada de decisão.

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