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O que é ser empreendedor em 2020?

A definição de empreendedor é aquele que tem a iniciativa de empreender, de ter seu próprio negócio. É ser criativo e destemido para identificar e, principalmente, aproveitar oportunidades muitas vezes onde ninguém vê.

Estamos praticamente na metade de 2020 e em constante adaptação das relações entre pessoas e empresas, e o empreendedorismo nunca foi testado como hoje. Temos empresas quebrando, outras surgindo com todo o gás. O momento é realmente desafiador.

Acredito que para ser empreendedor atualmente é preciso ter algumas características e qualidades específicas, que tornem suas relações com sua equipe, clientes e fornecedores únicas.

Eu, como empreendedor, tenho a pele em risco. Por isso, preparei uma lista com pontos que precisam estar sempre no radar de um bom empreendedor.

Conquiste a confiança da sua equipe

No Brasil, quando se trata da relação entre colaborador e dono da empresa, existe um grande tabu. No geral, um pensa que o outro está acomodado e se aproveitando. Isso gera desgaste e não é nada bom para estabelecer uma relação de confiança.

Se você quer ser um bom empreendedor, seja transparente e honesto com sua equipe. Diga sempre a verdade, não precisa apresentar informações que não julgue necessárias, mas o que for transmitir, transmita com sinceridade, olho no olho, sejam notícias boas ou ruins. Assim conseguirá conquistar a confiança de sua equipe.

Delegue o máximo que puder

Existiu um tempo que pessoalmente não gostava de delegar algumas tarefas. Eu queria controlar e entendia que isso seria o melhor para mim e para minha empresa. Estava muito errado. Não fez bem para minha saúde, para minhas relações e principalmente para minha empresa.

Para deslanchar uma empresa precisa de pessoas responsáveis atuando em diferentes funções e para isso delegar não é uma opção, é obrigatório. Se você centraliza atividades que outras pessoas poderiam fazer com mais tranquilidade e com maior foco, mude isso agora mesmo.

Encante o seu cliente por meio do marketing digital

Atualmente as marcas precisam ser muito mais atuantes nas mídias sociais e isso vai muito além de apenas postar fotos com frases vagas ou publicações falando apenas compre, compre e compre. Além de clientes, agora as marcas possuem público e precisam entender que do outro lado da tela, existem pessoas com opiniões, crenças e preferências.

Um verdadeiro empreendedor precisa preparar seu time para se relacionar com esse público de forma mais humana. Nas mídias sociais isso se dá por meio de publicações humanas, ou seja, nada de ficar tentando empurrar produtos e serviços, ensine algo, dê um conteúdo de valor ao seu seguidor.

E não se esqueça de fazer o básico, responda um por um aos comentários e mensagens que receber nas mídias sociais. Parece besteira, mas não é.

Tenha empatia

Todos passamos por problemas e, na maioria das vezes, nos tornamos diferenciados por entender e respeitar isso.

Te convido a tentar receber notícias ruins de clientes, colaboradores e fornecedores de uma forma mais empática. Analise se não estão tentando te passar para trás, claro que isso acontece com frequência, mas se perceber que não é o caso, entenda e veja qual é a melhor forma de reagir sem piorar ainda mais as coisas. Não precisa trazer o problema para você, mas não piore tudo.

Seja otimista

Ser otimista é diferente de ser apenas um sonhador. Ser otimista está ligado a tentar extrair o melhor de cada situação. Coisas ruins acontecem também para nosso aprendizado e em uma empresa não é diferente. Muitas vezes tomamos decisões erradas e temos que lidar com isso, mas é mais fácil aprender do que cometer o mesmo erro novamente, não é verdade?

Conclusão

Nos tempos atuais, um bom empreendedor conquista a confiança da equipe, delega o que pode, encanta seus clientes, é criativo, empático e otimista.

Você pode estar pensando: Esse blog não é para falar de marketing? Mas posso te dizer que uma empresa para ter bons resultados no marketing também precisa estar saudável em outras áreas.

Pode ter certeza que uma boa gestão transparece para os clientes, pois os processos internos da empresa são percebidos e contribuem para a saúde dela.

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