O Google é o maior buscador da Internet no mundo. E fazendo uma simples busca por um produto, fica claro o tamanho da briga por visibilidade na plataforma, sendo que na primeira página o máximo de resultados exibidos são 18 anúncios.
Vamos falar um pouco sobre as formas de anunciar:
Links patrocinados
Conhecidos como anúncios do Google Ads, os links patrocinados ficam posicionados na parte superior da página de busca. E empresas investem para ter esse posicionamento privilegiado, pagando por cada clique realizado em seu anúncio.
Quem não quer o nome da sua empresa aparecendo nas primeiras posições, não é mesmo?
Veja o exemplo a seguir. Busquei pela palavra-chave “desentupidora”:
Os links patrocinados ficam destacados com a palavra “anúncio” antes da URL (endereço da página). Dependendo da concorrência, você pode encontrar mais três ou quatro links patrocinados no rodapé da página, com a mesma identificação de anúncio.
Perceba algo muito importante: no Google não importa o tamanho, porte, quantidade de funcionários ou localização da sua empresa, todos competem por seu lugar ao sol. Repare que na imagem acima temos uma empresa conhecida do público paulistano e outras três que não são.
Como divulgar no Google sem pagar por cliques?
Existem ao menos duas formas de divulgar no Google sem pagar por cliques:
1. SEO (Otimização para sites de busca)
Logo após os links patrocinados no topo da página existem até 10 resultados chamados de orgânicos que não pagam por clique para estarem ali.
Ao contrário do que muitos pensam, não se trata de sorte o fato de conseguir estar posicionado entre os 10 resultados da primeira página, existe técnica. Portanto busque primeiramente entender como funciona o algoritmo do Google.
Uma dica é criar conteúdo relevante para os visitantes do seu site. O objetivo do Google é rankear os sites mais adequados para os termos pesquisado. Para o Google é muito importante a experiência de seus usuários.
2. Google Meu Negócio
Crie um perfil no Business do Google. Nele você informa o nome da empresa, endereço, telefone, redes sociais, horário de funcionamento, horários em dias de feriado, além de adicionar logotipo e imagens da área externa e interna da empresa e o principal, uma lista de serviços que te ajudarão quando pessoas buscarem por serviços que você oferece.
Para criar um perfil no Business do Google acesse https://business.google.com/.
Qual a melhor forma de divulgar no Google?
Considero importante utilizar as 3 ferramentas, nenhuma substitui a outra, mas elas devem ser usadas com o entendimento das vantagens de cada uma.
Criar um perfil no Business do Google deve ser o começo. Em seguida coloque em prática uma campanha de Google Ads para rapidamente estar posicionado entre os primeiros sites. E, por fim, desenvolva uma estratégia de SEO para que no médio e longo prazo esteja bem posicionado nos resultados orgânicos. Isso fará você economizar com links patrocinados no futuro.