Aperte "Enter" para pular para o conteúdo

Como ser um empreendedor de sucesso

Primeiramente precisamos entender que sucesso é algo abstrato. Para alguns é ter muito dinheiro, enquanto para outros é ter mais tempo.É algo muito particular.

Para mim, como empreendedor, a definição de sucesso é ter como atividade principal algo que realmente amo fazer e de forma rentável. Particularmente, me preocupo muito com a saúde mental, física e financeira de toda minha equipe, portanto, fazer o que amam é importante.

Vou apresentar alguns pontos que considero importantes para todo empreendedor atingir o sucesso que almeja.

1. Entregue mais do que o combinado

Se você acredita que deve entregar somente o que o cliente pagou para ter, infelizmente você está com uma clara desvantagem competitiva. É extremamente importante surpreender o cliente e, muitas vezes, é entregando mais do que ele espera receber.

Sabemos que, na prática, não é tão simples fazer isso sempre, mas recomendo que faça sempre que puder.

2. Motive seus colaboradores

Acredito que motivação é algo pessoal e intransferível, não acho que um indivíduo possa ser motivado por outro, exceto se ela realmente quiser ser motivado, mas é algo que de certa forma já está nele e talvez precise somente de um “empurrão”. Então, como empreendedor, faça a sua parte. Seja transparente, empático, direto, honesto, ajude no que puder e não apenas dê ordens. Vista a camisa da empresa como gostaria que todos vestissem.

4. Aprenda a dizer não

Esse talvez seja o ponto que mais demorei a desenvolver. Imaginar que clientes, colaboradores e até amigos pensavam algo ruim sobre mim, me fez dizer muito mais sim do que realmente deveria. Isso me custou tempo, dinheiro e sugou muito da minha energia. Não foi bom para mim como pessoa e muito menos como empreendedor.

A lição é: Aprenda a dizer não!, para tudo que entenda que não vai te ajudar ou que não é algo que você deve investir seu tempo e atenção. Os problemas das outras pessoas não precisam virar os seus problemas. Mas cuidado para não exagerar e não assumir suas responsabilidades. Como tudo na vida, isso também precisa de equilíbrio.

5. Seja decidido

Em diversos momentos um empreendedor precisa tomar decisões importantes, então tome. Não terceirize essas decisões. Você tem a visão macro. Você tem skin in the game (a pele em risco), então ninguém melhor do que você para decidir. Claro que é importante ouvir opiniões, pontos de vistas diferentes, principalmente daqueles que costumam apontar melhorias e não somente bajular. Mas a decisão final é sua.

6. Mude rapidamente se for necessário

Tenho total certeza de que as empresas que se diferenciam no mercado são aquelas que não têm medo de mudanças. Se precisar mude, e não demore. Ser ágil é importante.

Mudanças tendem a trazer novas perspectivas e de certa forma motivam todos que participam desse movimento. Se não está rodeado de pessoas que se motivam com mudanças, reveja quem está ao seu redor.

7. Entenda o valor do seu trabalho

Culturalmente todos pensamos que se eu sou o prestador de serviço ou a empresa que está fazendo uma venda, estou em desvantagem, pois o cliente pode optar pelo seu concorrente. Mas pense comigo, se você oferece um ótimo trabalho e tem a certeza que o cliente será beneficiado em te contratar, ambos precisam desta negociação, não é mesmo?

Defina um preço justo pelo seu trabalho, aprenda a dizer não para propostas que fujam do seu método de trabalho e tenha confiança para apresentar os benefícios do seu trabalho. Assim será uma negociação de ganha – ganha e não uma negociação onde apenas uma parte tira vantagem.

Com certeza ouvirá muitos nãos, mas fique tranquilo, pois o cliente que embarcar nessa com você, terá muito benefício e a parceria será satisfatória para ambos.

8. Vender é muito importante

Até um certo momento eu imaginava que conseguiria viver somente de indicações, mas estava errado. Viver de indicação é muito pouco para uma empresa que tem grandes objetivos, é algo incompatível.

Crie um time de vendas, trabalhe o seu marketing e use a Internet e o marketing digital a seu favor. Já comentei em outros artigos sobre a importância de divulgar na Internet e falei de algumas ferramentas. Comece agora mesmo.

Aplicando essas dicas tenho certeza que seu sucesso como empreendedor será apenas uma questão de persistência, paciência e tempo. Boa sorte!

6 Comments

  1. Alexandre Carvalho
    Alexandre Carvalho 23/06/2020

    Ótimo artigo Edson principalmente a parte da Motivação do indivíduo, eu nunca analisei desse ponto de vista.
    Parabéns!

  2. Edson Oliveira Alcantara
    Edson Oliveira Alcantara 23/06/2020

    Muito obrigado pelo feedback, Alexandre. Motivação não pode faltar. Sucesso sempre!

  3. Caio Garbus
    Caio Garbus 23/06/2020

    Excelente artigo, Édson!
    Concordo com todos os pontos citados, em especial o número 2. Somente com uma equipe jogando em sintonia poderemos alcançar nossos objetivos. Forte abraço!

  4. Edson Oliveira Alcantara
    Edson Oliveira Alcantara 23/06/2020

    De acordo, Caio. Uma equipe engajada, evolui junto. Muito obrigado pela mensagem.

  5. Elisa de Almeida Cezere
    Elisa de Almeida Cezere 24/06/2020

    Belo artigo! Parabéns!

  6. Edson Oliveira Alcantara
    Edson Oliveira Alcantara 24/06/2020

    Obrigado, Elisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll Up